
Tags: Turismo, gastronomia, Viagem, park city, Park City Utah

O charme de Park City, em Utah, vai muito além da neve. Com paisagens deslumbrantes, um centro histórico cheio de personalidade e uma cena cultural interessante, a cidade também surpreende quando o assunto é gastronomia. Criatividade, ingredientes locais e uma pitada de ousadia colocam Park City no radar de quem busca mais do que belas fotos e esportes de inverno.
A cidade é referência em experiências que valorizam ingredientes sazonais e produtores da região, premissa que é traduzida em uma culinária diversa. Os chefs dos cerca de 150 bares e restaurantes locais têm uma preocupação genuína em server receitas que atendam desde os paladares infantis até gostos mais refinados, atendendo também aos desejos de pessoas com dietas veganas, vegetarianas e livres de glúten.
Em setembro de 2024, o destino foi destaque na prestigiada James Beard Foundation, uma das principais organizações que reconhecem talentos nas artes culinárias. Quatro restaurantes participaram de uma série de eventos que destacaram a essência dos sabores de Park City em Nova York.
Confira 10 experiências gastronômicas que são a cara de Park City e que podem ser vivenciadas em todos os cantos da cidade, em interiores como decoração acolhedora, balcões descolados ou em mesas com vistas para as montanhas.
- Cozinha premiada com sotaque local
Park City participou da programação da James Beard Foundation, levando chefs locais para uma série de eventos em Nova York, em setembro do ano passado. Quem quiser viver essa experiência gastronômica pode escolher entre os menus do Courchevel Bistrô e do Riverhorse on Main (ambos na Main Street), Tupelo Park City (em Prospector Area) ou o de um dos restaurantes da The Stein Collection (em Deer Valley).
- Wild Kitchen
Uma mesa rústica cercada por paisagens das montanhas e pelos sons da natureza. Essa é a atmosfera do Wild Kitchen, experiência criada pelo cineasta britânico Guy Ritchie e oferecida sazonalmente no The Lodge at Blue Sky, a 20 minutos do centro. Os ingredientes são colhidos na fazenda orgânica da propriedade e transformados em pratos que celebram os sabores locais, sob o comando de chefs que priorizam sustentabilidade e frescor. Refeição com vista? Aqui isso é literal.
- Tradição revisitada
Um dos restaurantes mais famosos da cidade serve comida sazonal de origem local e totalmente preparada em fogo de lenha, o que realça seu sabor e valoriza uma antiga tradição de preparo. O Firewood oferece menu autoral servido em um ambiente onde se destaca a decoração industrial da virada do século, uma experiência memorável!
- Alma de bistrô e vista para a Ski Beach
The Farm combina rusticidade elegante com ingredientes frescos de até 320 km de distância. O restaurante funciona durante o inverno, mas nas estações mais quentes abre para grupos privados a partir de 25 pessoas. Ideal para quem busca compartilhar sabores locais com sofisticação em Canyons Village.
- Uísque a 20 minutos do centro
Aberta em 1870, a High West é a primeira destilaria legal de uísque no estado de Utah e também participou dos eventos da James Beard Foundation. Além do centenário bar nos arredores da Main Street, a marca tem um espaço em Wanship, a 20 minutos do centro de Park City. Ali é possível fazer visitas guiadas e degustações em meio a paisagens incríveis para conhecer os processos de produção e saborear os blends exclusivos em uma experiência orientada por um especialista da casa.
- Gin artesanal no coração da cidade
Na Alpine Distilling, os visitantes podem viver a experiência de criar seu próprio blend de gin em uma atividade sensorial que envolve ingredientes botânicos, história e, claro, degustações. A marca participou dos eventos da James Beard Foundation e já conquistou prêmios internacionais, representando bem o espírito independente de Park City. A casa também serve drinques e petiscos em um ambiente único e acolhedor na Main Street.
- Food tour personalizado
Com a Gourmand Food Tours, é possível embarcar em uma jornada gastronômica pelos arredores da Main Street. Entre um menu e outro, Rachel McLaws alimenta os viajantes com histórias sobre a gastronomia local bastidores e curiosidades da cidade onde nasceu. Os restaurantes são escolhidos de acordo com o perfil dos clientes, e o passeio dura cerca de três horas.
- “Crianças também são humanos”
O icônico hambúrguer do No Name Saloon é tão famoso que ganhou destaque em um espaço mais democrático: o Annex Burger. Criado para receber famílias - já que a receita original é servida no salão onde a entrada é permitida somente para maiores de 21 anos -, o Annex exibe um lema perfeito logo na porta de entrada: 'Kids are human too!'
- Aconchego e boa música
Com clima acolhedor, pratos de dar água na boca e coquetéis criativos, o Hearth and Hill é o tipo de lugar que conquista à primeira visita. De carne de alce a tacos bem servidos, tudo tem sabor local e um toque sofisticado. Música ao vivo, pátio pet friendly e atendimento atencioso completam a experiência em Kimball Junction. Ideal para quem quer almoçar ou jantar bem em Park City — todos os dias, com estacionamento gratuito!
- Clássico que dá gosto
Na parte alta da Main Street, o Red Banjo serve muito mais que pizza: entrega história em cada mordida. A casa mais antiga de Park City é o tipo de lugar onde crianças se lambuzam, adultos relaxam com uma cerveja local e ninguém discute o melhor sabor, pois sempre é tempo de voltar para provar novas propostas. Ambiente informal, atendimento simpático e uma vista que combina perfeitamente com massa e molho caseiros.