A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI 2024) chega ao Brasil, dando origem a um encontro onde autoridades públicas, profissionais e empresas líderes de todo o mundo compartilharão experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente. O evento será organizado pelo Instituto Cidades do Futuro e pela Fundação Ciudad de La Plata, e conta com o apoio do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, que será a cidade-sede; bem como do Ministério do Turismo do Brasil, da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF); além do patrocínio da Federação Estadual do Comércio, FECOMERCIO Paraná e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE Paraná.
A FIDI 2024 acontecerá em Curitiba, nos dias 17, 18 e 19 de março de 2024. Vale ressaltar que Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no âmbito do Smart City Expo World Congress 2023 em Barcelona, um evento realizado durante o mês de novembro passado.
No âmbito da FIDI 2024 será desenvolvido o Curso de Formação em Destinos Turísticos Inteligentes, certificado por 6 universidades da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes e do ICF. Esta capacitação de alto nível será gratuita para 50 funcionários públicos de toda a América Latina e buscará divulgar entre os gestores públicos vinculados aos territórios turísticos, os modelos de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) como novas abordagens para a gestão e planejamento de destinos.
Por sua vez, a FIDI Curitiba 2024 sediará pela primeira vez a entrega do “PRÊMIOS IBERO-AMERICANOS PARA DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES”, iniciativa criada pela Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), com o objetivo de motivar, promover e reconhecer os destinos turísticos, empresas, startups e instituições ligadas à atividade turística que exibam projetos que contribuam para a transformação e desenvolvimento dos DTIs. Esta proposta, inédita para a região, procura tornar visíveis as conquistas em torno da construção de um caminho que visa alcançar uma gestão turística mais competitiva, sistemática, sustentável e inclusiva.
Além disso, serão compartilhadas palestras e conferências, stands, experiências turísticas, circuitos temáticos e cursos internacionais. Nesse sentido, vale destacar a presença de Tatiana Turra, Presidente (Instituto Municipal de Turismo de Curitiba), Bárbara Blaudt Rangel (Diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo, Brasil), Leire Bilbao (Gerente do Órgão de Promoção Turística VisitBenidorm, Espanha), Federico de Arteaga (Coordenador do DTI Tequila Inteligente, México), Ana Biasone ( Especialista em desenvolvimento turístico sustentável e gestão pública do turismo), Claudio Quintana (Doutor em Turismo e Mestre em Economia e Turismo Sustentável), Enrique Martinez (Presidente da SEGITTUR, Espanha), Carlos Romero (Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da SEGITTUR) , Sebastián Slobayen (Secretário Geral de Relações Interinstitucionais – Professor UNNE), Ana Clara Rucci (Professora e pesquisadora e Diretora do Instituto de Pesquisa em Turismo, Argentina), Natalia Bayona (Diretora Executiva da OMT), Alexandre Biz (especialista em DTI e professor da AUGM), Adolfo Borrero Villalon (CEO da Aalto Consultores. Presidente da Cactus Servicios Energético e líder da comissão Smartcities da AMETIC), Ledys Lopez (Ph.D. em Turismo e Mestre em Estudos Urbanos-Regionais. Fundador da Rede Ibero-Americana DTI), Oscar Suarez (Diretor do INPROTUR, Professor da UADE, UNLP e UNMdP, e Mestre em Relações Internacionais pela OMT), entre outros líderes internacionais do turismo inteligente.
A FEIRA ESTÁ INTEGRADA À PAISAGEM URBANA
Sob um conceito inovador, a FIDI CURITIBA 2024 promete uma experiência totalmente imersiva, oferecendo a oportunidade de descobrir um mundo de possibilidades. Nesta nova edição, os visitantes poderão não apenas mergulhar no fascinante universo dos destinos turísticos inteligentes, mas também terão a oportunidade única de explorar e desfrutar da encantadora cidade de Curitiba, percorrendo suas ruas e conhecendo suas principais atrações turísticas. Desta forma, a feira levará a experiência a outro patamar, a partir de uma proposta que convida a aprender, compartilhar experiências, gerar laços estratégicos e passear pela cidade.
O evento contará com os “Circuitos FIDI”, onde você poderá acessar diversas propostas e ações ligadas ao mundo DTI. Lá estarão localizadas as “ESTAÇÕES DTI”, que serão os pontos estratégicos distribuídos pela cidade, onde serão divulgadas as iniciativas e boas práticas do DTI de Curitiba vinculadas ao circuito correspondente.
A iniciativa permitirá explorar a cidade com guias turísticos exclusivos que compartilharão os segredos mais bem guardados de Curitiba. O ponto de partida dos circuitos será o Memorial de Curitiba, e então cada participante poderá escolher em qual circuito iniciará sua aventura.
NOVA EDIÇàO DA FIDI: GRANDES NOTÍCIAS
A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) teve sua primeira edição na modalidade virtual em novembro de 2020 e reuniu mais de 30 mil pessoas de 56 países diferentes. Lá, empresas líderes de turismo e tecnologia e funcionários públicos de todo o mundo compartilharam experiências e conhecimentos sobre o modelo de destino inteligente. Na ocasião, o evento foi organizado pelo Instituto Cidades do Futuro, pela Faculdade Regional de Buenos Aires da Universidade Tecnológica Nacional (UTN) e pela empresa Big Joan, responsável pelo desenvolvimento da inovadora plataforma virtual, que proporcionou aos participantes uma experiência única.
A FIDI 2020 proporcionou um ciclo de conferências, palestras, seminário e workshop de alta qualidade que foi credenciado pela Universidad Tecnológica Nacional Durante estas sessões de formação, 406 oradores partilharam as suas experiências e conhecimentos, onde foram expostas as diferentes e inovadoras alternativas que se apresentaram no mundo para reabrir e reativar o turismo após a pandemia COVID 19, mas de forma sustentável e segura.
Além disso, mais de 70 municípios argentinos tiveram seus estandes na FIDI 2020, onde expuseram seus atrativos turísticos e desenvolvimentos tecnológicos. Também participaram outros destinos de renome, que estão na vanguarda deste modelo de gestão inteligente, como Tequila (México), Montevidéu (Uruguai), Medellín (Colômbia) ou Benidorm (Espanha). Da mesma forma, outros destinos inovadores como o Centro Espacial John F. Kennedy da NASA, as Ilhas Bahamas e a Flórida fizeram parte do evento.
Para esta edição presencial da FIDI Curitiba 2024 são esperados novos estandes, ideais para conhecer as últimas tendências e se conectar com empresas e destinos que estão transformando o panorama turístico e tecnológico. Além disso, acontecerão palestras e conferências, com mais de 30 palestrantes internacionais, que virão à FIDI para fornecer a estrutura de um espaço fundamental que é oferecido com o objetivo de aprendizagem e inspiração.
Além disso, na Feira haverá espaços de networking para ampliar a rede de contatos em ambientes especialmente pensados para se conectar com pessoas e representantes do setor, bem como painéis e exposições de alto nível sobre o modelo de destinos inteligentes.
No âmbito dos eventos FIDI Curitiba e Montevidéu Turismo 360, que serão realizados nos meses de março e junho respectivamente, será realizado um curso de formação DTI, avalizado pelo governo de Curitiba, o governo de Montevidéu, a Universidade do República, a Universidade Federal do Paraná, a Universidad Nacional de La Plata, a Universidad de Mar del Plata, a Universidade do Nordeste, o Instituto Cidades do Futuro, a Segittur e a Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes.
TECNOLOGIA NA FIDI
Como não poderia deixar de ser, a FIDI 2024 oferecerá novidades para os amantes da tecnologia, de forma a refletir as possibilidades e ferramentas a serem implementadas nos destinos. Desta forma, a feira terá um “aplicativo exclusivo”, a partir do qual os participantes da FIDI poderão acessar a agenda completa, conhecer os horários e se inscrever em palestras, conferências e conhecer detalhadamente os 10 circuitos temáticos que lhe permitirão explorar a cidade da melhor maneira.
Além disso, durante o último dia do evento, os perfis dos visitantes serão compartilhados (anonimamente) em um mapa de calor da FIDI e de Curitiba, para entender o alcance e os benefícios do Sistema de Inteligência Turística.
A FIDI 2024 promete uma experiência totalmente inovadora e imersiva, proporcionando a oportunidade de descobrir um mundo de possibilidades. A feira em Curitiba chegará com uma proposta que convida a aprender, compartilhar experiências, gerar laços estratégicos e percorrer a cidade de mãos dadas com um modelo que se propõe a melhorar a experiência dos turistas e a qualidade de vida dos moradores.